sexta-feira, 20 de junho de 2008

Cenário

Bem, vamos à cidade forjada ao estilo METAL!!!

As opressivas metrópoles do Império Shadar-kai.

No império as áreas rurais não são habitadas exclusivamente por escravos em imensas unidades de produção. O grosso da população vive há muito tempo em cidades com média de população de 200.000 habitantes (a capital tem mais de 2 milhões de vivos).

O estilo de construção é bem opressivo. Durante épocas melhores os governantes resolveram que todos teriam habitações e grandes edifícios que tomavam aparência dos tempos da sua padroeira deusa da morte foram construídos para abrigar mesmo os mais pobres de seus cidadãos. As ruas são estreitas com passagens em diversos níveis e sombras constantes a qualquer hora. Atualmente diversas destas construções estão abandonadas e/ou decaindo rapidamente, com suas gárgulas agora animadas e malévolas e infestadas de mortos-vivos colocados para a diversão de adoradores de Orcus, e é proibido matar mortos-vivos a não ser em legítima defesa contra ataques não provocados. Nos campos os antigos escravos são agora mantidos por hordas de mortos vivos, o que causa esgotamento dos solos e mesmo contaminação da comida ali produzida.

Os meios de transporte básicos são plataformas de 'shadow walk' (“andar nas sombras”) ou pequenos portais situados em locais como nas escadas dos prédios das cidades, mas em virtude do seu abandono e falta de conservação muitos deles são perigosos e servem de fonte para criaturas dos planos das sombras.


República Fey

Os feys têm muitos e muitos portais, mais que Londres tem metrô. Todas as cidades são ligadas por mais de um portal e muitos levam a lugares 'interessantes' ou outros planos.

As cidades fey são criadas por ritual. No caso dos eladrins, algo como os cristais Kriptonianos do último filme do Super Homem. Torres de cristal brotam do chão e coitado do infeliz que estiver na frente (os drows moldam subterrâneos e os elfos árvores, mas em suma é o mesmo ritual). Além de a criação ser ritualística, durante o ritual geralmente são criadas áreas de magia permanente na cidade e um pouco além em volta, como compreender linguagens, vôo, gentel repouse e endure elements permanentemente sobre quem estiver na cidade (algo como os mythals de Forgotten Realms - Os Reinos Esquecidos, mas sem ser um ritual específico). Uma cidade antes de conjurada pelo ritual deve ser planejada pelo responsável nos mínimos detalhes, embora o ritual não seja tão difícil, poucos conseguem manter todos os dados em mente para a realização do mesmo.

A maioria das cidades criadas tem tamanho suficiente para ter uma população de pelo menos 30.000 no caso de elfos e drows ou uma de até 250.000 no caso das maiores cidades eladrins (a capital voadora da república tem espaço confortável para 750.000). Tal ritual também vem sendo usado para fabricar fortalezas e outras fortificações, embora seus custos e tempo elevados não o sejam muito atrativos.

Normalmente o próprio ritual já contempla portais os planos elementais como fonte de matéria e descarte de dejetos, mas podem ser adicionados no plano mental da cidade formas mais mundanas, como níveis de esgotos (no caso da capital, foi colocado no seu plano um mecanismo de fazer seu peso passar de dimensão permitindo o seu vôo e segundo boatos, a própria capital o poderia fazer viajando entre planos.)

As cidades feys são então totalmente bem ordenadas e tendem a seguir o ideal de beleza da mente do seu mago-arquiteto, são também muito mais limpas e arejadas que quaisquer outras, além de normalmente estarem pouco habitadas.




_

Nenhum comentário: